CASA DE MISSÃO ANAWIM

A Comunidade Católica Anawim é uma das atividades realizadas pelo Instituto das Irmãs Santa Marcelina, com o envolvimento de irmãs, leigos, comunidade e voluntários. Por mais de 10 anos, o Anawim acredita no poder da transformação dos jovens, de modo a minimizar duras e árduas dificuldades impostas pela vida.

Neste sentido, reúne jovens para atividades de caráter sócio-religioso, promovendo ações educativas, de orientação e auto-encontro, que servem como motivadores para a vida em sociedade. Entre muitas atividades, destacamos: Encontro de jovens, formações, grupo de oração, encontros de fraternidade, grupo de apoio “Faça-se”, oração do terço nas casas, adoração ao Santíssimo Sacramento, Santa Missa e outros.

Muito mais que reunir as pessoas, é permitir-lhes o aprendizado pela troca, por meio de sua fé, de suas experiências pessoais, particulares, individuais que nos tornam possíveis crer na importância do outro em nossas vidas. A força da união traduzida pelas ações realizadas conjuntamente. Desde toda a eternidade Deus nos amou com um amor Apaixonado e eterno, traçou caminhos, nos enviou pessoas, nos segurou pela mão.

Hoje somos os Anawim, os disponíveis de Deus que sonhamos e acreditamos que o amor pode ser implantado no mundo através de cada um de nós.

Um ANAWIM é um AUTRUISTRA, um doador, alguém que gasta sua vida em favor de alguma coisa ou de alguém NOSSO CARISMA. Esse carisma é a Formação e Evangelização em especial a dos Jovens.

gallery/casa

O NOME E O SÍMBOLO

O nome Anawim é de origem Hebraica e está descrito em Sofonias 2,3, que significa os humildes, os pequenos, os pobres, os disponíveis de Deus, e adotamos para nós “Os disponíveis de Deus”.

Por isso fundamentamos a nossa ação em JO 2,1-11 – As bodas de Caná, onde contemplamos a situação de uma festa com Jesus, Maria, os servos e todo o povo. A festa que deve ser permanente em nossa vida. Maria pertencia a tribo dos Anawim, portanto “Este nome não foi inventado, já existia”.

O nome Anawim está descrito sobre as mãos, significando a ação disponível. O cálice com a hóstia significam a nossa espiritualidade que é Cristocêntrica, ou seja , Cristo está no centro de todas as nossas ações e acreditamos que comendo deste pão viveremos eternamente, pois a medida que nos alimentamos de Jesus, vamos assimilando sua vida em nós e Jesus na nossa vida vai se manifestando para os outros.

As mãos estendidas num gesto de disponibilidade para DAR e RECEBER. Dar aos outros e Receber de Deus. Este gesto contempla o sentido das bodas de Caná, o ser totalmente disponível na ação concreta e fazer bem feito a nossa parte, ou seja, ser generoso, encher a talha até transbordar com os servos, assim muita água pode ser transformada em vinho para a festa continuar.

A pomba simboliza o Espírito Santo que move as nossas ações, que dá vida e sentido a tudo o que fazemos. É o espírito que nos ilumina e conduz, nos da sabedoria e nos santifica.

Nosso lema é: “Em Tudo Amar-te Mais” o TUDO e o MAIS nos faz ANAWIM !!!
 

gallery/anawim-transparente